domingo, 5 de dezembro de 2010

Futebol, paixão, emoção e uma última rodada



Quem não gosta do futebol, não consegue entender a paixão e o sentimento que ele desperta nos seus amantes. Os torcedores beiram a loucura, roem todas as unhas, gritam, xingam e ficam em êxtase quando o gol é marcado a favor de sua equipe. Mas de onde vem tanto amor, euforia, identificação ninguém sabe, mas são esses fatores que tornam o esporte mais popular do Mundo apaixonante.

Assistimos hoje a última rodada do Campeonato Brasileiro. Um show de sentimentos controversos, mas que, como sempre, exalta a paixão da população pelo futebol. Três times chegaram para as partidas com chance de se sagrarem campões: Fluminense, Corinthians e Cruzeiro, exatamente nessa ordem, primeiro, segundo e terceiro colocados com diferença de um ponto a cada posição.

Mas, em nenhum momento, o Fluminense deixou o troféu escapar. Num jogo atípico no Serra Dourada, em Goiânia, o Goiás, motivado pela vitória na primeira partida da Sul-americana e jogando com orgulho e garra segurou o, até então, vice-líder Corinthians. Quando a partida terminou o placar mostrava 1x1.


O Cruzeiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, começou perdendo para o Palmeiras que já não aspirava nada no campeonato. Com uma demonstração de raça dos jogadores conseguiu a virada e o placar que poderia dar o título ao time celeste serviu para garantir e tomar a segunda posição do Corinthians, já que, no Rio de Janeiro, o Fluminense batia o já rebaixado Guarani por 1x0.

Quando Carlos Eugênio Simon, que apitava sua última partida como árbitro profissional, determinou o final do jogo no Engenhão, a torcida do Fluminense foi ao delírio. Depois de 26 anos na fila, o clube conquistava novamente o título brasileiro.

Entre rebaixados, classificados para sul-americana, libertadores e o campeão a última rodada reservou emoções. Mas ainda há gente que não consegue entender a paixão de algumas pessoas pelo esporte bretão. Se você conhece alguém assim, não tente explicar. O sentimento que existe entre brasileiros e futebol está além de qualquer explicação, é algo mágico, insólito e que se renova a cada ano. Que venha 2011! A bola volta a rolar em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário