sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ruas e avenidas de Belo Horizonte se transformam em canteiro de obras



O trânsito de Belo Horizonte, há algum tempo, dá sinais de saturação. O fluxo de pessoas e de automóveis é cada vez maior, situação que tende a se agravar com o passar dos anos e com um evento em especial, a Copa do Mundo de 2014.

Foi pensando nesse problema que a prefeitura de Belo Horizonte e a BHTrans desenvolveram o programa “Corta Caminho”. O projeto consiste em 150 intervenções no sistema viário, o que desafogaria o tráfego de carros, caminhões e ônibus no centro da cidade e diminui sensivelmente o fluxo nas principais vias de acesso ao Mineirão.

A obra de maior impacto é a duplicação da Av. Presidente Antônio Carlos. A via que parte do Centro, próximo a Rodoviária, e vai até o entorno do Mineirão, é o principal acesso ao estádio. Em dia de jogos, o engarrafamento era inevitável. Agora, com a desapropriação dos lotes laterais e o alargamento da via, o tráfego flui com rapidez e organização.

Dentro do projeto, a Av. Pedro I também vai sofrer alterações nos seus 5,5 quilômetros. A obra está orçada em R$ 205 milhões (R$ 135,2 milhões em intervenções e R$ 70 milhões em desapropriações) incluindo a construção de uma pista exclusiva para ônibus, a exemplo do que já ocorre na Av. Antônio Carlos e na Cristiano Machado.

Era inegável a necessidade de alterações no trânsito da capital mineira. A cidade, quando da sua construção, foi planejada, mas, com o passar dos anos, o crescimento jogou por terra o projeto antigo. As providencias estão sendo tomadas para que o tráfego de veículos não pare, como acontece em São Paulo e para quando começar a Copa do Mundo, Belo Horizonte possa fazer bonito.

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