terça-feira, 13 de outubro de 2009

Briga de emissoras de TV chega a internet



A briga das emissoras de TV, Globo e Record, extrapolou a fronteira da telinha. Depois da troca de acusações em rede nacional, espaço ilimitado para críticas e lavação de roupa suja, agora, a Rede Record resolveu criar um portal de Internet ao modelo do muito bem sucedido G1 da Globo.

O nome o leiaute e o conteúdo chamam atenção pela semelhança. R7 e G1, comparem. Os títulos de ambos os portais são compostos pela primeira letra do nome da emissora mais um número.

Já as editorias são, praticamente, as mesmas. No cabeçalho, ambas adotam o quarteto: notícias, entretenimento, esportes e vídeos. As abas que ficam a esquerda da tela também são parecidas e oferecem ao internauta conteúdo que muitas vezes se repete nos dois sites.

Sem dúvida, o leiaute é que chama mais atenção. As fontes e cores são, quase na totalidade, as mesmas. O sistema de colocação de imagens, vídeos e símbolos também utiliza critérios homólogos. Mas uma vez o clichê se faz presente: “nada se cria, tudo se copia”.

No frigir dos ovos, continuamos na mesma. Na guerra do capitalismo, todo mundo sai no lucro. Na guerra religiosa, nenhuma das duas emissoras é “santa”. E a briga continua, qual será o próximo trunfo da toda poderosa Globo e da emergente Record? Eu aguardo, ansioso, os próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário